Inauguração do Templo de Umbanda Alakaiye
Placa da Entrada do T. U. ALAKAIYE
No dia 19 de junho (Sáb) aconteceu a cerimônia religiosa de inaguração do Templo de Umbanda Alakaiye – Seara de Ogum Megê, localizado à Rua Joaquim Torres, 464 – Piedade, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará.
Tata Nkisi Caio de Omulu e Mãe Débora ti Alakaye
Sob a direção de Mãe Débora ti Alakaiye e do Tata Nkisi Caio de Omulu, o Templo de Umbanda Alakaiye recebeu mais de 100 convidados entre Pais e Mães de Santo, familiares e amigos.
A Cerimônia iniciou com um Kangoma (Festa dos Tambores) em homenagem ao Orixá do Templo, sendo realizado assim uma chamada para Ogum, em que desde a calçada, passando pelo corredor que dá acesso a entrada do terreiro, um atabaque tocado pelo mão de couro da casa Wesley, puxado por Mãe Débora ti Alakaiye, veio adentrando até se encontrar com o outro atabaque tocado por um dos mais importantes e conhecido mão de couro da Umbanda, o Marquinhos que estava no interior do templo.
Wesley e Marquinhos no Kangoma para Ogum
Na sequência continuou-se a louvação para Ogum agora com a presença de Ogum Megê dono da Seara, incorporado em Mãe Débora ti Alakaye, abençoando a todos os presentes.
Ogum Megê abençoando Pai Caio de Omulu
Com a subida de Ogum Megê o Tata Nkisi Caio de Omulu proferiu um emocionado discurso oficializando a inauguração do Templo de Umbanda Alakaiye – Seara de Ogum Megê.
Tata Nkisi Caio de Omulu proferindo discurso solene na inauguração do T. U. Alakaiye – Seara de Ogum Megê
Em seguida realizou o rito de Salva em homenagem a todos Pais e Mães de Santo presentes como Pai Brênio ti Oyá, Mãe Socorro da Mulambo, Mãe De Jesus, Mãe Angela da Oxum, Pai Ricardo, Pai Edson, Mãe Selma entre tantos outros.
O Tata Nkisi Caio de Omulu junto com a Cambone Gardênia realizando o rito de Salva aos Pais e Mães de Santo presentes.
Para simbolizar oficialmente um novo tempo de trabalho para Umbanda e oficializar a inauguração da casa, Mãe Débora ti Alakaiye e o Tata Nkisi Caio de Omulu soltaram um pombo branco.
Por fim houve uma gira de Mestres de Jurema com a presença do Mestre Manoel de Almeida (incorporado em Mãe Débora do Ogum), orientador e Chefe Espiritual do T. U. Alkaiye – Seara de Ogum Megê.
Encerrou-se os trabalhos, com uma gira de Quimbanda, com a presença do Sr. Exú Tranca-Ruas (incorporado em Pai Caio de Omulu) e Sr. Zé Malandro (incorporado em Mãe Débora).
O encerramento se deu em clima festivo, com todos os presentes se confraternizando, sendo servido a todos um delicioso jantar.
Mãe Débora ti Alakaiye e eu, Tata Nkisi Caio de Omulu, queremos agradecer de coração a presença de todos os sacerdotes e sacerdotisas, familiares e amigos a cerimônia de inauguração do Templo de Umbanda Alakaiye - Seara de Ogum Megê.
A todos os filhos espirituais do T. U. Alakaiye e aos que de forma direta e indireta colaboraram, nosso muito obrigado pelo empenho e dedicação para o sucesso desta solenidade religiosa.
A todos nossos profundos e sinceros saravá, mukuiu, motumbá, axé, kolofé, vida longa e próspera.
Tata Nkisi Caio de Omulu e Mãe Débora ti Alakaiye
No próximo artigo, o discurso proferido na inauguração do T. U. Alakaiye, na íntegra.
Comentários
Muito Axé, sempre!
Visite-nos em www.mundoaruanda.com
Em nosso portal vc terá: artigos,notícias, vídeos, chat
(muitas pessoas têm tirado dúvidas lá, além de bater um papo agradável)
e música. Sim, música! A nossa rádio "Ao Som dos Orixás", toca 24 hs por
dia, sem parar.
Venha nos visitar e confira!Deixe um recadinho em nosso mural!Divulgue para os teus amigos, pode ser???
Abraço fraterno
Mara
mara@mundoaruanda.com
www.mundoaruanda.com
Mãe Débora ti Alakaiye
Parabéns,cada casa de caridade que se abre é um faixo de Luz.
Abraço fraterno
Carlos Florencio e Sandra Guingo
cfsribeiro
Um grande Abraço para todos.
Sarava o Pai Maior.